41 Geometria da junta (joint geometry) é a forma e dimensões da seção transversal de uma junta antes da soldagem.
42 Goivagem (gouging) é a operação da preparação de um bisel ou chanfro pela remoçao de material .
43 Goivagem a arco (arc gouging) é o processo de corte a arco elétrico usado para a preparação de um bisel ou chanfro .
44 Goivagem por trás (back gouging) é a remoção do metal de solda e do metal de base pelo lado oposto de uma junta parcialmente soldada , para assegurar penetração completa pela subseqüente soldagem pelo lado onde foi efetuada a soldagem.
45 Inspetor de soldagem (welding inspector) é o profissional qualificado para exercer as atividades de controle de qualidade relativas à soldagem.
46 Junta (joint) é a região onde as peças serão unidas por soldagem.
47 Junta de aresta (edge-joint) é a junta em que , numa seção transversal , as bordas dos componentes soldados formam, aproximadamente; um ângulo de 180°.
48 Junta de ângulo (corner joint, T-joint) é a junta em que , numa seção transversal , os componentes a soldar se apresentam sob a forma de um ângulo . Elas podem ser (figuras 7 a 11);
49 Junta dissimilar (dissimilar joint) é a junta soldada , cuja composição do material de base das peças difere entre si significativamente .
50 Junta sobreposta (lap joint) é a junta formada por dois componentes a soldar , de tal maneira que suas superfícies se sobrepõem.
51 Junta soldada (weld joint) é a união obtida por soldagem, de dois ou mais componentes , incluindo zona fundida, zona afetada termicamente e metal de base nas proximidades da solda (união ).
52 Junta de topo (butt joint) é a junta entre duas peças alinhadas no mesmo , ou aproximadamente no mesmo plano (figura 4).
53 Margem da solda (toe of weld) é a junção entre a face da solda e o metal de base .
54 Martelamento (peening) é o trabalho mecânico , aplicado na zona fundida por meio de impactos , destinado a controlar deformações na junta soldada .
55 Metal de adição (filler metal ) é o metal a ser adicionado na soldagem de uma junta .
56 Metal de base (base metal , parent metal ) é o metal (da peça ) a ser soldado , brasado ou cortado.
57 Metal depositado (deposited metal ) é o metal de adição que foi depositado durante a operação de soldagem.
58 Metal de solda (weld metal ) é a porção de solda que foi fundida durante a soldagem.
59 Operador de soldagem (welding operator) é a pessoa capacitada a operar máquina ou equipamento de soldagem automática .
60 Passe (pass) é a progressão unitária da soldagem ao longo de uma junta , depósito de solda ou substrato . O resultado de um passe é um cordão de solda , que também se constitui numa camada de solda (ver figura 3).
61 Passe estreito (stringer bead) é o depósito efetuado seguindo a linha de solda , sem movimento lateral apreciável (ver figura 6).
62 Passe oscilante (weave bead) é o depósito efetuado com movimento lateral (oscilação transversal ), em relação à linha de solda (ver figura 6).
63 Passe de revenimento (temper bead) é o passe ou camada depositada em condições que permitam a modificação estrutural do passe ou camada anterior e de suas zonas afetadas termicamente.
64 Passe de solda (weld bead) é o mesmo que cordão de solda ; depósito de solda resultante de um passe .
65 Penetração da junta (joint penetration) é a profundidade mínima de solda em juntas com chanfro ou da solda de fechamento (flange weld) medida entre a face da solda e sua extensão na junta , não considerando o reforço . A penetração da junta pode incluir a penetração da raiz (figura 12).
66 Penetração da raiz (root penetration) é a profundidade com que a solda se prolonga na raiz da junta medida na linha de centro da seção transversal da raiz (figura 12)
67 Penetração total da junta (complete joint penetration) é a penetração de junta na qual o metal de solda preenche totalmente o chanfro , fundindo-se completamente ao metal de base em toda a extensão das faces do chanfro .
68 Perna de solda (leg of a fillet weld) é a distância da raiz da junta à margem da solda em ângulo (ver figura 5).
69 Poça de fusão (molten weld pool) é a zona em fusão , a cada instante , durante uma soldagem, ou o estado líquido de uma solda antes de se solidificar .
70 Polaridade direta (straight polarity) é o tipo de ligação para soldagem com corrente contínua , sendo o porta-eletrodo ligado ao terminal negativo (-) da máquina de solda , e a peça ligada ao terminal positivo (+). Considera-se a energia elétrica fluindo do eletrodo para a peça [sentido do fluxo elétrico (-) >para o> (+)].
71 Polaridade inversa (reverse polarity) é o tipo de ligação para soldagem em corrente contínua , sendo a peça ligada ao terminal negativo (-) da máquina de solda , e o porta-eletrodo ao terminal positivo (+). Considera-se a energia elétrica fluindo da peça para o eletrodo [sentido do fluxo elétrico (-) >para o> (+)].
72 Pós-aquecimento (postheating) é a aplicação de calor na junta , imediatamente após a deposição de solda , com a finalidade principal de remover hidrogênio difusível.
73 Posição soldagem horizontal (horizontal position) é a posição de soldagem cujo eixo de soldagem está numa linha horizontal (ou aproximadamente horizontal ) e contra uma superfície vertical .
74 Posição de soldagem plana horizontal (flat position) é a posição para soldar a parte superior da junta , com o eixo de soldagem e a face de solda aproximadamente horizontal (figura 12).
75 Posição de soldagem vertical (vertical position) é a posição de soldagem na qual o eixo da solda é aproximadamente vertical (figura 12). Pode se ter duas formas de se executar soldagem nesta posição : soldagem vertical ascendente , com o eletrodo sendo deslocado de baixo para cima , e soldagem vertical descendente , com o eletrodo sendo deslocado de cima para baixo .
76 Posição de soldagem sobre-cabeça (overhead position) é a posição na qual a soldagem é executada pela parte inferior da junta , com o eixo de soldagem e a face de solda aproximadamente horizontal (figura 12).
77 Pré-aquecimento de soldagem, brasagem ou corte (preheating) é a aplicação de calor no metal de base imediatamente antes da soldagem, brasagem ou corte .
78 Pré-aquecimento localizado (local preheating) é o pré-aquecimento de uma porção especifica de uma estrutura ou peça .
79 Procedimento de soldagem, ou especificação de procedimento de soldagem (welding procedure, welding procedure specification) é o documento emitido descrevendo todos os parâmetros e as condições da operação de soldagem.
Nenhum comentário :
Postar um comentário