Desconto da curva



Agora iremos calcular o desconto da curva.

Usaremos no exemplo as medidas de um tubo e curvas confeccionados na oficina ou no campo, com raio de uma vez e meia do diâmetro. Por isso 114 vezes uma vez e meia é igual a 171. Naturalmente que a curva pode ser construída em raios diferentes do explicado, longos ou curtos dependendo das necessidades de cada projeto. Mas o cálculo aplica-se em todos os casos.

Porém se você for utilizar uma cuva standard lembre-se que há uma constante para o raio longo e que por padrão é  38,1 por 1 polegada. Você apenas terá que multiplicar pelas polegadas para achar o raio.

Exemplo: Vamos supor que você tem em mãos uma curva de 90 graus standard de 5 polegadas, qual é o raio? Portanto 38.1 x 5 é igual a 190.5, este é o raio da curva. (No raio curto não precisa de conta pois o valor do raio é = 1, ou seja, 25.4)


Voltemos ao exemplo, analise a seguinte figura:





O cálculo do desconto a ser feito nos tubos é o seguinte:



 Colocando as medidas:



Portanto o desconto que você fará em cada um dos tubos envolvidos é de 70.83 mm. Nos tubos das extremidades de 300 mm menos os 70.83 ficará com 229.17 mm. No tubo inclinado tem de considerar os dois lados, e descontar 70.83 x 2, ou seja, 141.66. Usando as mesmas medidas do exemplo de a pouco o tubo inclinado  de 1697.06 menos os 141.66 ficará com 1555.4.

A lista de material fica assim:

2 Tubos de diâmetros de 171 x 229.17 mm.
1 Tubo de diâmetros de 171 x 1555 mm.
2 Curvas de gomos  45 graus, de diâmetros de 171 mm




Assista ao vídeo



DICA D'HORA:

Baixe uma planilha que calcula o deslocamento e até o desconto da curva. E siga um tutorial de como usa-la.

Acessar:


Tubos, normas técnicas:

Visite também:
http://www.mfjacob.hd1.com.br/Tubulacao.htm







Cald'nazza


41 comentários :

  1. buena temas de este tipo deben de ponerlo siempre en sitio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias Agustin Walter, por tu comentario apreciativo. Voy a mirar a publicar más asuntos por el estilo. Un abrazo compañero.

      Excluir
    2. não seria o raio ao invés de diâmetros A lista de material fica assim:

      2 Tubos de diâmetros de 171 x 229.17 mm.
      1 Tubo de diâmetros de 171 x 1555 mm.
      2 Curvas de gomos 45 graus, de diâmetros de 171 mm.

      Excluir
  2. nazareno queria qie voce me explicasse mehlor o deslocamento fora de esquandro de medidas diferentes me ajuda ai ese e meu email ronaldyk9@bol.com.br

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber se tem algum calculo para achar graus e o deslocamento quando a altura não é igual ao comprimento tipu quando a tubulação não é em 45 graus se souber mande para meu email
    é douglas_pinha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. meu amigo, eu tenho um teste teórico pra fazer, e to cheio de duvidas.
    se cair assim...
    como vc faz para dar o desconto de material num curva de 45°, e tubo de 12".
    ou cair curva de 90°, ou outro grau ???
    me ajuda ai meu email é "carlosmoutinho88@gmail.com"
    ou face nem_fiel_fjv@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. tg(α/2)*1,5*25,4*NPS
    Atenção que esta fórmula apenas válida para curvas chamadas de "raio longo" (1,5X o NPS do tubo). Logo, a constante de 38,1, apenas se aplica a esta primeira fórmula pois é o produto da multiplicação de 1,5x 25,4
    Para curvas de raio curto (1X o NPS do tubo) a fórmula deverá ser tg(α/2)*25,4*NPS.
    Seja como for, esta formula permite calcular o "avanço" de todo o tipo de curvas.

    Ainda, em relação aos desconto do troço de tubo a intercalar entre curvas, dever-se-á descontar apenas 1 folga para a soldadura e não duas. A razão prende-se com as propriedades dos materiais que se contrairão no arrefecimento. Assim, se por exemplo, se descontarem 6mm para folga (2x3mm), o mais provável é que, após a soldadura, o spool esteja curto cerca de 3mm.

    ResponderExcluir
  6. gostei muito deste video

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo. Baixe também uma planilha para calcular o desconto da curva e outros cálculos relacionados.

      Excluir
  7. Como baixo essa planilha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo vá a este endereço:

      http://www.caldnazza.com/2012/12/usando-planilha-de-calculo-de.html#.U63bsPldUl9

      Um abraço.

      Excluir
  8. NAZA VC TEM UMA TABELA DE RAIO PADRÃO DE CURVA STANDARD DE 1 POLEGADAS A 24 E FICO GRATO EMAIL atonielmendonca@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, desculpe-me pela demora em responder. Não tenho tabelas específicas, mas dê uma olhada em:

      http://www.caldnazza.com/2012/12/usando-planilha-de-calculo-de.html#.VH8_MTHF9OG

      Lá você baixa uma planilha e aprende como usa-la. Um abraço.

      Excluir
  9. Rapaz eu gosto muito do teu site, e só venho para dizer que você merece todo o respeito e que deus te de muitos mais conhecimento para você

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Francisco.Seu comentário apreciativo muito me incentiva, pode ter certeza! Um abraço.

      Excluir
  10. Respostas
    1. Eu ja fiz esse deslocamento na pratica, so que foi por outra forma.
      eu peguei 16" e multipliquei por 15.9 e o valor que deu multipliquei por 2
      Depois eu subtrai a ipotenuza pelo valor que deu. Esta certo dessa forma?

      Excluir
  11. Olá Jose Maílson, no caso de 45 graus sim, está correto. O Problema que cada ângulo terá a sua constante como exemplo 90 (38.1) 30 (10.7) e assim por diante. Um abraço.

    ResponderExcluir
  12. ola nazareno, trabalho como tubista gostaria que me forneces uma apostila de teoria de tubagem.
    se for necessario envia-me neste email: paxipedro26@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. muito bom trabalho mesmo.
    estou começando agora entao vou fazer uma pergunta que talvez para vcs seja boba mas eu nao sei,
    qual a diferença entre raio CURTO, LONGO e OUTRO? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E se possível mande por E-mail outras planilhas com os cálculos de excell de caldeiraria locadoradobruno@gmail.com
      obrigado e excelente trabalho irei indicar com certeza

      Excluir
    2. Olá Bruno, beleza? Não é uma pergunta boba não. Pois bem, raio curto é quando o raio da curva é igual ao diâmetro do tubo em questão. Já o raio longo é uma vez e meia. Exemplo: o tubo é de 1 polegada, o raio curto é de 25.4 enquanto o raio longo é de 38.1. Agora, pode-se construir a curva em qualquer raio, principalmente as de gomos.

      Estarei lhe enviando os arquivos por Email.

      Um abraço.

      Excluir
  14. Olá lazareno!
    Me tire uma dúvida, o raio longo da 45°é 15.7 ou 15.9.porque nessa fórmula tan (45÷2)×38.1=15.78
    ME AJUDA AI,OBRIGADO DESDE JÁ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Amigo é isso mesmo.... Contante 15.78... Ainda nao entendi como colocaram acharam a constate 15.9.... Mas a verdade é q a diferenca e quase nada.... Mas o correto seria 15.78....

      Excluir
  15. boa noite tenho uma duvida ate hoje que nao descobri que acho aque a maioria de profissonais tem tambem e a seguinte ex: tenho uma bocar de lobo a 60 graus de 8´´ e a medida de e de eixo a face do flange e de 1000mm pra vc entender melhor em vez de 60 vomos pra 90 graus que seria 870 mm . eu tenho que trasar no compasso para achar o desconto dessa boca de lobo pois tenho formulas pra fazer a boca de lobo mais nao para ter o desconto . resumindo teria uma formula para achar esse desconto de material desde ja ficaria muinto grato se vc me ajudase

    ResponderExcluir
  16. boa noite tenho uma duvida ate hoje que nao descobri que acho aque a maioria de profissonais tem tambem e a seguinte ex: tenho uma bocar de lobo a 60 graus de 8´´ e a medida de e de eixo a face do flange e de 1000mm pra vc entender melhor em vez de 60 vomos pra 90 graus que seria 870 mm . eu tenho que trasar no compasso para achar o desconto dessa boca de lobo pois tenho formulas pra fazer a boca de lobo mais nao para ter o desconto . resumindo teria uma formula para achar esse desconto de material desde ja ficaria muinto grato se vc me ajudase

    ResponderExcluir
  17. Trabalho com caldeireiro há mais de 10 anos e sempre usei estes e outros cálculos para montagem de tubulações,com certeza este site tem um material muito bom para quem está iniciando na profissão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Isackson. Com certeza os cálculos nos dá velocidade no dia a dia como profissionais. Um abraço.

      Excluir
  18. ola amigo tem como me manda o calculo de como dobra um tubo e descontalo
    sem uso dacientifica tanbem se for possivel

    ResponderExcluir
  19. Como acho raios de curvas por exemplo 5D ou 3D??

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde, tenho um ângulo de 30 graus e preciso passar para 35 graus cujo valores hip-490, cos-249, e sen-431, o 249 vai somar mais 5 graus, como faço para achar o valor em mm?

    ResponderExcluir
  21. boa tarde não estou conseguindo da desconto em curva pois não estou fazendo os calculos com 90,45 e 35 graus e o valor não bate nem38.1,102 e 15.7 tem como mandar uma apostila por email pois estou pra embarcar ne uma empresa e eu estou desatualizado a 6 anos e fiz um curso de caldeireiro nivel pela faetec só três meses mais não e tão qualificado meu email e sl7184771@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. Nazareno Fraga boa noite!
    Estou apaixonado pela tubulação só que nunca trabalhei com a mesma. Você poderia me enviar uma apostila?
    Amo calculo e tenho certeza que com a apostila poderei avançar ainda mais...
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também quero que mi enviem algumas apostilas de calculo de tubagem como desconto de troço; conversão etc.


      Meu imel: gelsonalex751@gmail.com

      Excluir