Todos desejam subir na vida. A maneira mais fácil e rápida de fazer isso é... subindo escadas.
Brincadeiras à parte, a verdade é que de vez em quando o profissional de caldeiraria acaba sendo requisitado para construir uma escada de metal ou outro material para alguma indústria.

Aí vem as dúvidas: qual é a altura ideal do espelho? E qual é a largura do piso? Tem alguma norma específica na construção da escada? Pois bem em geral costuma-se utilizar a medida de 18 cm para espelho (altura do degrau) e 27 cm para o passo ( a profundidade de cada degrau) e se a escada tiver mais de três metros de altura, é necessário a construções de patamares como na figura mostrada acima.
Mas para construir uma escada com confiança do que está fazendo, use a lei de Blondell. Ela reza o seguinte:
2. Espelho é a parte vertical do degrau, perpendicular ao piso.
3. Bocel é a saliência (balanço) do piso sobre o espelho.
4. Banzo é a peça ou viga lateral de uma escada.
5. Linha de Bomba é a linha de contorno da parte interna de uma escada entre os degraus quando estes fazem um giro de 180º.
6. Bomba é o espaço entre os dois lances da escada.
Blondell, arquiteto francês, desenvolveu uma fórmula que permite calcular a largura do piso em função da altura e do espelho.
A fórmula é a seguinte:
DICA D'HORA:
Nunca deixe de pesquisar normas, estilos e principalmente sobre a segurança. Afinal a internet está aí para nos ajudar, basta filtrar as informações. Vai abaixo algumas destas dicas.
Assista a este vídeo
Baixe este tutorial.
Veja outros estilos na arquitetura.
E por fim uma escada inventada por Alberto Santos Dumont.
Nenhum comentário :
Postar um comentário