Processos de Conformação
Dobras de chapas e descontos de material:
Temos dois tipos de desconto de material, um
para peças fabricadas em chapa dobrada e o outro para peças fabricadas em chapa
calandrada. O PRIMEIRO PARA CHAPAS DOBRADAS.
Entenda que para haver resultado
temos regras a serem seguidas, por exemplo, para dobra de chapa em dobradeira
que trabalham com régua tipo “prisma” na parte inferior e régua tipo “faca” na
parte superior, neste caso a abertura superior do prisma tem que ser igual a
oito vezes a espessura a ser dobrada, veja ilustração abaixo.
Existem
pequenas tolerâncias nas dimensões do prisma, sempre para “mais”, nunca para
“menos”, pois poderá haver esmagamento do material. Exemplo: se tivermos que
fabricar um “U” em chapa dobrada temos que verificar se as cotas pedidas pelo
desenho estão na parte “interna” ou “externa” da peça. Caso este solicite
medidas internas, “não haverá desconto algum”. Ver desenho abaixo.
Como
ficaria a planificação para a dobra respeitando depois de dobrado, o desenho de
fabricação.
Mas se tomarmos o mesmo exemplo porem
considerando que as cotas do desenho de fabricação são externas conforme
desenho abaixo.
Nas abas laterais de 50 mm “externo”, temos
que descontar “uma” espessura para ficar com 40 mm, e na parte “central” cujo
externo é 100 mm, temos que descontar “duas” espessuras de 10 mm ficando um
total de 80 mm. Veja como fica a planificação deste exemplo para que depois de
dobrado fique nas dimensões solicitadas pelo desenho.
Calandragem de chapas e descontos de
material:
Primeiro temos que entender o porquê se deve
fazer ou utilizar desconto de material para peças curvadas ou calandradas. Veja
o exemplo abaixo:
Para
fabricar peças circulares tipo tubos, anéis, etc. temos que respeitar sempre o
desenho de fabricação e este vai pedir para que respeitemos as cotas fornecidas
por ele, que pode ser o Ø externo ou Ø interno, mas nunca o desenho de
fabricação nos fornecerá o diâmetro “médio”, este é calculado por nós.
Observe no desenho abaixo a chapa aberta e
posteriormente calandrada.
Verifique que na mesma proporção que a parte
interna do material se “contrai” a parte externa se “alonga”, desta forma o
único diâmetro que permanece inalterado tanto no material aberto quanto calandrado
é o diâmetro médio, também conhecido como diâmetro “primitivo”.
Calandragem, bisel e equipamentos
Existem alguns pontos que temos que
respeitar, pois a nossa função é,
1º Seguir rigorosamente o desenho de fabricação,
2º Nunca em hipótese alguma deverá haver
cruzamento de linhas de solda de nenhum tipo,
3º É obrigatório que se calandre sempre no
sentido da “laminação” da chapa, ou seja, na parte das fibras de laminação (no
comprimento da chapa ) veja na peça sem curvatura o sentido da laminação da
chapa a ser calandrada,
4º Sempre verificar o detalhe de fechamento
das bordas da peça para verificar se tem algum tipo de bisel e ou afastamento
que gere um desconto no material da peça a ser calandrada, veja o exemplo
tirado da vista em elevação no corte A-A.
BISEL
O que é Bisel ? Bisel é a preparação da
borda de um elemento.
O que é ângulo do Bisel ? É o ângulo
formado pela linha perpendicular da borda da chapa até o final da sua remoção
de material ou preparação.
O
que é ângulo do chanfro? É o ângulo total de preparação das bordas do material,
ou seja, é a soma dos dois ângulos dos biseis.
Agora “atenção” em chapas de laminação a
quente e de espessuras geralmente superior a 3 mm ou 1/8” e de bordas não
aparadas. Estas bordas ou ponta de laminação, temos que obrigatoriamente
descartá-las removendo no mínimo três vezes a espessura utilizada. Veja no
exemplo abaixo:
Na dúvida, em corpos de vasos de pressão é
obrigatório o ensaio com líquido penetrante nas bordas antes de, após os biseis
terem sido executado para verificar se existe algum tipo de descontinuidade ou
dupla laminação.
Após seguidos e verificados todos os cuidados
necessários e principalmente a parte dimensional, estamos com a peça
planificada ou desenvolvida pronta para ser formada, ou seja calandrada, para
isto temos que observar seguinte ponto;
- Que
tipo de calandra temos para executar a calandragem?
Se for uma calandra de quatro rolos que é uma
máquina moderna, conseguimos fazer as pontas da peça sem nenhum problema, porem
se for uma calandra de três rolos, não podemos calandrar direito, pois temos
que antes de calandrar curvar as pontas da peça. Como proceder e porque curvar
as pontas.
As dimensões x x do centro do rolo superior
ao centro dos rolos inferiores (fig. 1) permanecerão retas pois a calandra não
consegue curvar as pontas fazendo que as mesmas após calandradas fiquem na
forma apresentadas na figura acima .
E como proceder para que isso não ocorra?
Temos duas soluções:
1º - Medir o entre centros da calandra para
fazer a peça, com esse sobremetal a mais, após a peça semi-calandrada, cortamos
o material excedente antes do seu fechamento final e fazemos a preparação da
borda.
2º -
Fazer a peça na dimensão exata e utilizar a ”canoa” (fig. 3) de chapa grossa
como auxiliar da calandragem das pontas da peça. Veja figura abaixo:
Veja que desta forma se consegue uma boa
calandragem nas pontas sem “desperdício” de material e sem mão de obra posterior
para o corte e preparação das bordas, pois as mesmas já foram preparadas com a
peça plana o que é muito mais fácil e rápido do que com a peça semi-
calandrada.
Portanto daqui para frente ficaremos focados
na parte de traçagem e seus respectivos cálculos.
Regras básicas:
1º - Nunca cruzar as linhas de solda.
2º - Sempre fabricar suas peças observando
que o tamanho de seus equipamentos sejam compatíveis com o dimensional das
peças solicitadas.
Fontes:
http://www.portalcedac.com.br/
Autor: Desconhecido. (Se você é o autor, por favor entre em contato para que possamos acrescentar seu nome aos créditos).
Muito bom, com certeza me ajudarão bastante todas as informações que encontrei aqui.
ResponderExcluirBoa tarde. Tem como calandrar uma chapa por trassagem, e através de dobradeira? Vi uma meia lua (peneira de moinho feito dessa forma.
ResponderExcluirBom Dia !
ResponderExcluirObrigado por seus ensinamentos,irão me ajudar muito !