Em geral o goniômetro é o instrumento de medida angular que pode apresentar, um círculo graduado (360º), um semi-circulo graduado (180º) ou um quadrante angular de (90º). Praticamente 1 grau é a menor divisão apresentada diretamente na graduação do goniômetro. Quando possui "vernier", pode dar aproximação de até 5 minutos. O goniômetro muito usado na oficina é o chamado transferidor universal.

Suas duas peças fazem parte de um conjunto denominado ESQUADRO COMBINADO ou esquadro universal, que possui mais duas peças (esquadro de centrar e esquadro com meia esquadria).

O fixador prende o disco graduado e a régua. O alinhamento dos traços extremos do disco (90º) fica paralelo aos bordos da régua. No arco, encontra-se um traço "0" de referência. Quando a base é perpendicular a borda da régua, a referência zero do arco coincide com o 90º do disco. Quando a base é paralela à régua, os zeros do disco e do arco coincidem. Em geral o goniômetro é o instrumento de medida angular que pode apresentar, um círculo
Assista ao vídeo:
Saiba sobre os cuidados ao fazer medição de ângulo.
Mais sobre Goniômetro: Clique para acessar
Nenhum comentário :
Postar um comentário