Home

Caldnazza, em absoluto o seu Blog de  cálculos e traçados  de caldeiraria.


 A caldeiraria é um ofício muito antigo. Ao longo das eras sempre houve artífices envolvidos em manipular o ferro, seja na mesopotâmia, no Egito, Grécia e Roma antiga, apenas para citar algumas das regiões e civilizações. Durante a idade média surgiu a necessidade de regulamentar o processo produtivo e artesanal, nascia então as corporações de ofício, e a latoaria precursora da caldeiraria estava entre elas. Durante a revolução industrial e em especial na época em que construção de navios de madeira entrava em declínio e ascendia o metal como matéria prima, a Caldeiraria se firmou como profissão. E muitos que fabricavam estes navios de metal também passaram a produzir as caldeiras a vapor destes e mais tarde as caldeiras das indústrias que estavam em expansão. Talvez seja esta a origem do termo caldeireiro. 


Mas mesmo que o termo esteja relacionado as caldeiras a vapor, engana-se quem pensa que o caldeireiro fabrica apenas caldeiras. O profissional caldeireiro atua nas mais diversas áreas e fabricando as mais variadas peças.


Neste Blog procuraremos facilitar a vida destes profissionais, por meio de dicas, planilhas, e vídeo aulas. Use e abuse dos downloads aqui disponíveis. Sinta-se a vontade para interagir mais e mais com este Blog.



Veja alguns dos assuntos   deste Blog:

Como fazer a leitura de um desenho isométrico. 

Como calcular o peso de material.

Calculando arco corda e flecha.

Saiba como usar os instrumentos de medição. 

Aprenda a usar a calculadora FX 82Ms.


Ajudas disponibilizadas no Blog:


Downloads de planilhas.


Fórmulas geométricas


Planilhas online.


Curiosidades


Vídeo aulas. 


Dicas.










Portanto, fique a vontade como já dito, para usar e abusar deste Blog. 

Dê sugestões para que ele cresça  e sirva de porto seguro para muitos que estejam iniciando a jornada como caldeireiro. 

Visite a nossa página no Facebook  e/ou acesse o nosso canal no Youtube. Participe!










Cald'nazza



28 comentários :

  1. Boa, Professor Nazareno! Como conseguir o material de caldeiraria e tubulação(video aula e apostila)?
    Meu e-mail: cecilioabm@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. boa noite Nazareno,eu tenho uma fórmula q meu pai me ensinou da redução concêntrica no próprio tubo,chamada vulgarmente de cu de burro,mas ñ tenho como c faz ela excêntrica,se puder me ajudar ou desenvolver uma planilha ficarei grato,até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa ideia Calderon, vou desenvolver uma planilha para tal. Um abraço.

      Excluir
  3. Ola nazareno . Gostaria de uma apostila de traçado de caldeiraria sua vc e o melhor cara . To impressionado . Tenhu 21 anos quero ser bom igual a vc um dia . .vlw agradece

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo muito obrigado. Pois bem me envie um Email para naza.fraga@hotmail.com, e te enviarei os arquivos.
      Um abraço.

      Excluir
    2. Boa noite , estou aprendendo sobre caldeiraria, sou desenhista e quero me aprofundar no assunto. Teria algum material a me disponibilizar?

      Excluir
  4. Ola boa noite professor curti muito seu trabalho e eu gostaria muito de uma apostila elaborada por você pode me enviar uma desde já agradeço.

    César.delmondes84@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cesar, este Email está dando como inválido. O que pode ser?!!

      Um abraço.

      Excluir
  5. Muito bom seu trabalho.
    Gostaria de alguns materiais sobre caldeiraria.
    alan.vinhesque@gmail. Com
    Obrigado

    ResponderExcluir
  6. Ola, estou começando agora na calderaria sou montador eu queria saber se essa planilha de deslocamento servi para eu calcular um "s" deslocado frageado?

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Nazareno Fraga tudo bem?Eu sou o Miguel Junior moro em portugal e trabalho aqui como encanador industrial e caldereiro ,aqui eles chamam tubista assistir um vídeo,sobre desconto da curva ,uma fórmula espetetacular poderia se possível me manda mais umas formulas, tabelas,o que pode nesta area amigo, dez ja muito obrigado e o meu email e esse ,migueldantasjunior@hotmail abraços fique com Deus

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Nazareno Fraga,meu nome e Elton,trabalho como soldador e estou querendo me tornar um caldeireiro.Vi q vc gosta de passar seus conhecimentos e gostaria q me enviasse alguns calculos e tracados de tubulacoes pra q eu possa aprender um pouco mais. Desde ja agradeco. Meu e-mail tossan@r7.com

    ResponderExcluir
  9. Meu nome é Helton e gostaria de ter uma apostila de cálculo de caldeiraria

    ResponderExcluir
  10. Meu nome é Helton e gostaria de ter uma apostila de cálculo de caldeiraria

    ResponderExcluir
  11. Boa noite Nazareno Fraga estou acompanhando o seu site e gostaria de saber se você tem uma apostila de cálculo para desenvolvimento de peças de caldeiraria meu imail heltonlouzada@hotmail.com.BR

    ResponderExcluir
  12. Fala nazareno...muito interessante o conteúdo dessa apostila...envia ela pra mim wesleyfraga9476@gmail.com. vai me ajudar e muito. Um abraço!

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Nazareno Fraga. Porque você não faz um grupo no WhatsApp dando todo conhecimento e técnicas da área, isso seria excelente porque os conhecimentos ficaria ao alcance das mãos facilitando o acesso e uma resposta rápida para as duvidas e desafios que enfrentamos todos os dia. Agradeço atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sugestão amigo. É verdade, conhecimento deve ser disseminado e estas ferramentas são muito úteis. Vou pensar com carinho, mesmo não tendo muito tempo atualmente. Para ter um ideia, passei vários meses sem "Blogar", foi só nos últimos dias que consegui postar alguma coisa. No mais, muito obrigado pela visita e por comentar.

      Excluir
  14. Ola amigo. Poderia envia alguns arquivos de tracados e formulas d caldeiraria?. Agradeco.
    Edevaldolima.el@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Ola amigo. Poderia envia alguns arquivos de tracados e formulas d caldeiraria?. Agradeco.
    Edevaldolima.el@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, te enviei os arquivos por Email. Um abraço.

      Excluir
  16. Olá, muito bom material, parabéns!! Preciso de planificar de quadrado para redondo com desvio de centros e inclinação de 15º nos planos, tem informação, formulas, planilhas para este caso?? Obrigado! samuelmcardoso@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Oi nazareno. Fiquei sabendo que existe um programa de computador que traca-se as peças e o mesmo já da a planificação e desenvolvimento completo. Com certeza vc conhece esse processo. Vc poderia me mandar um link deste programa ou o nome dele. Obrigado.marcellnatali@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Agradeço pela boa vontade e pelo conhecimento compartilhado tem sido de grande utilidade.
    Milton júnior caldeireiro na Betser siderúrgica sete lagoas MG.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia nazareno! Manda uma planilha de cálculos pra mim . Fazendo favor.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia nazareno muito bom seu blog e parabens por ajudar os amigos de profissão,poderia por gentileza me enviar as planilhas,desde já obrigado email alberto-baixada@outlook.com

    ResponderExcluir
  21. Bom dia nazareno gostei muito do seu blog e parabéns, poderia por gentileza me enviar as planilhas de cálculo, desde já agradeço. meu email marcusviniciuslima2016@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde,pesquisando sobre diâmetro médio de tubo me deparei com esse blog,trazendo uma explicação fantástica além de um vídeo mostrando a prática, já tem dez anos que fiz um curso de caldeiraria e não consegui entrar na área,mas estou relembrando a matéria com o intuito de buscar uma vaga nessa área novamente,gostei muito desse blog com informações fantásticas guardadas por muitos à sete chaves,se puder me disponibilizar algum material à respeito de cálculo, traçados, planificações,eu ficaria muito grato, meu email é mauroafonsosantos@outlook.com,obrigado e sucesso.

    ResponderExcluir